Vetpedia

Eficiência do Traumeel® no controle do processo inflamatório nas afecções dermatológicas

As enfermidades dermatológicas estão entre as condições mais comuns na prática veterinária, exigindo do profissional um conhecimento aprofundado para identificar e tratar adequadamente as diversas condições que acometem cães e gatos.

No artigo a seguir, abordamos os desafios do controle das inflamações de pele e como o Traumeel®, da Heel Vet, pode auxiliar no manejo dessas afecções.

Os desafios na rotina dermatológica veterinária

As enfermidades dermatológicas em pets são condições recorrentes, que afetam a saúde e o bem-estar de cães e gatos, causando desconforto e, em alguns casos, complicações mais sérias.

Essas enfermidades possuem diversas etiologias, sendo as mais comuns:

  • Origens alérgicas;
  • Parasitas externos, como ácaros;
  • Doenças autoimunes;
  • Infecções fúngicas;
  • Alterações hormonais.

Embora apresente diversas causas, os sintomas nos pacientes são mais generalizados e incluem:

  • Prurido (coceira) intenso; 
  • Eritema (vermelhidão);
  • Perda de pêlos;
  • Presença de feridas e lesões;
  • Descamação da pele. 

Diagnóstico e tratamento convencional das afecções dermatológicas 

Tratar inflamações cutâneas em pets é um desafio constante na prática veterinária devido à complexidade das causas e à necessidade de abordagens individualizadas.

Um dos principais agravantes é a similaridade entre os sinais clínicos e as inúmeras etiologias possíveis, dificultando o estabelecimento de um plano diagnóstico preciso e precoce.

A identificação da causa primária é essencial para o tratamento, mas nem sempre simples, e exige exames complementares para entender as possíveis causas, como citologia, cultura microbiológica, testes alérgicos e, em casos específicos, biópsia de pele.

Principais obstáculos do tratamento convencional

Entre a avaliação dos sintomas e o diagnóstico correto, os veterinários enfrentam desafios como:

Escolha do tratamento medicamentoso adequado 

Determinar um tratamento correto envolve uma combinação de fármacos, para o controle das diversas sintomatologias que o paciente apresenta.

Para ser assertivo no controle da inflamação de pele o veterinário necessita saber a etiologia precisa da afecção para não ocasionar o agravamento e/ou complicações da enfermidade.

Controle de fatores ambientais 

Várias etiologias estão vinculadas com causas ambientais, o que torna o tratamento uma abordagem multidisciplinar e mais laboriosa para o tutor.

O diagnóstico preciso, o manejo adequado da microbiota cutânea e a escolha de um tratamento eficaz são fundamentais para garantir o bem-estar do paciente.

Utilizando Traumeel® como coadjuvante no tratamento das afecções dermatológicas

O Traumeel® é um anti-inflamatório que estimula a produção de citocinas anti-inflamatórias e reduz o estímulo das citocinas pró-inflamatórias.

Além da ausência de efeitos colaterais, pode ser utilizado com segurança em pacientes nefropatas, hepatopatas, gestantes e lactantes.

O medicamento atua da seguinte maneira:

  • Imunomodulação: Reduz a intensidade da resposta inflamatória sem comprometer a defesa natural da pele;
  • Estímulo a citocinas anti-inflamatórias: Promove a reparação tecidual e a restauração da barreira cutânea.

Esse modo de ação faz do Traumeel® uma alternativa eficaz para o uso na rotina dermatológica, pois auxilia na redução da inflamação e promove a cicatrização de feridas.

Confira mais detalhes sobre o modo de ação do medicamento na imagem:

Modo de ação do medicamento Traumeel®

 

Resultados clínicos do uso do Traumeel® na rotina dermatológica

Avaliamos o uso e a eficiência dos medicamentos Heel Vet a partir de estudos e avaliação de casos clínicos.

A seguir, apresentamos um caso clínico de paciente com dermatopatia crônica, não diagnosticada e não responsiva a diversas terapias medicamentosas – e quais foram os resultados observados a partir do uso de Traumeel®.

Evolução de paciente após uso do Traumeel® em conjunto com tratamentos convencionais.

 

 

Abaixo, temos mais um exemplo de paciente atópico, demonstrando a resolução do quadro inflamatório com uso exclusivo de Traumeel®.

Demonstração dos resultados obtidos com uso do Traumeel® em quadro inflamatório.

 

 

Aposte no Traumeel® para uma melhor rotina dermatológica

Nesse artigo, podemos constatar os desafios que as enfermidades dermatológicas representam na rotina veterinária, tendo como um ponto importante o manejo do bem-estar dos pacientes com a redução da inflamação da pele, além da necessidade de ter um diagnóstico preciso da afecção.

Nesse contexto, o Traumeel® ganha destaque, pois pode ser utilizado durante o plano diagnóstico das afecções dermatológicas, com o intuito de controlar a inflamação da pele e promover a cicatrização das feridas sem ocasionar agravamento ao quadro clínico do paciente.

Além disso, é um medicamento seguro para a administração prolongada sem ocasionar danos ao organismo, e é um tratamento eficaz e com segurança para em pacientes nefropatas, hepatopatas, gestantes e lactantes.

A segurança exclusiva do Traumeel® acontece devido ao mecanismo de ação do medicamento, que atua estimulando a produção de citocinas anti-inflamatórias e reduzindo o estímulo das citocinas pró-inflamatória, atuando diretamente no controle dos sinais cardinais da inflamação, sem ocasionar o bloqueio da cascata inflamatória.

Clique aqui para acessar material técnico explicando sobre o mecanismo de ação do Traumeel®.

Transforme o manejo das afecções dermatológicas na sua prática clínica! Fale com a equipe da Heel Vet Brasil para saber como incluir o Traumeel® nos seus protocolos.  

 

 

 

Artigos Relacionados