A osteoartrite é um tipo de enfermidade articular degenerativa, que afeta cerca de 20% dos animais com mais de 1 ano de idade em todo o mundo, sendo especialmente comum em cães e gatos.
Essa condição consiste em um processo inflamatório de baixa intensidade na fase inicial, que, com a evolução da doença, se intensifica, causando danos nas articulações.
A seguir, apresentamos as principais causas e sintomas da osteoartrite, bem como a recomendação de uso do Zeel®, medicamento da Heel Vet, para controle e tratamento da doença.
Principais sinais clínicos da osteoartrite
Os sinais clínicos mais comuns da osteoartrite, observados tanto em consultas clínicas quanto por tutores, incluem:
- Desgaste nas articulações;
- Claudicação (mancar);
- Edema articular (inchaço);
- Atrofia muscular;
- Crepitação (estalos nas articulações);
- Fibrose pericapsular;
- Dor;
- Perda de mobilidade.
Esses sintomas geram rigidez nas articulações, que tendem a aumentar à medida que a doença progride.
Por isso, prevenir o desencadeamento da osteoartrite ajuda a mitigar a perda de mobilidade, uma das consequências mais comuns da condição.
Quais são as causas da osteoartrite?
Entender as causas da osteoartrite auxilia na prevenção e, também, na adoção do tratamento mais adequado, evitando a progressão da doença e a perda de mobilidade dos animais.
Entre as principais, destacamos:
- Envelhecimento: o desgaste natural das articulações com o tempo é uma das principais causas da osteoartrite. À medida que os animais envelhecem, o atrito nas articulações aumenta, o que provoca inflamação e redução na produção de cartilagem;
- Obesidade: o excesso de peso sobrecarrega as articulações, principalmente as dos membros posteriores, como quadris e joelhos. Esse fator aumenta o risco de desgaste prematuro da cartilagem, acelerando o desenvolvimento da osteoartrite;
- Predisposição genética: determinadas raças de cães têm maior propensão ao desenvolvimento de doenças articulares. Entre as raças mais afetadas estão o Dachshund, o Golden Retriever, o Labrador e o Dogue Alemão;
- Trauma ou lesões articulares: acidentes ou lesões, como fraturas, luxações e lesões em ligamentos, podem danificar o tecido articular e predispor os animais a desenvolver osteoartrite. Até mesmo lesões aparentemente simples podem ter efeitos a longo prazo;
- Desvios anatômicos ou problemas biomecânicos: anomalias no alinhamento das articulações, como patela luxada ou lesões em ligamentos, podem resultar em desgaste irregular da cartilagem e contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite.
Ao optar pelo tratamento adequado, podemos ajudar nossos animais a manterem a qualidade de vida e a mobilidade, prevenindo o agravamento da osteoartrite e promovendo um bem-estar duradouro dos pacientes.
E, para isso, recomendamos o Zeel®, da Heel Vet.
Zeel® para tratamento e solução de osteoartrite
Compreender as causas e os sintomas da osteoartrite é a base para um tratamento eficaz – e Zeel® é uma das opções mais promissoras para o tratamento.
Zeel® é uma solução ideal para todas as fases da osteoartrite, pois combina, em um único tratamento, ação anti-inflamatória, analgésica e condroprotetora.
O medicamento possui uma formulação inovadora e diferente, disponível em apresentações injetáveis e comprimidos. Conheça mais o Zeel® clicando neste link.
O grande diferencial está na ação condroregeneradora, graças à presença de tecidos ricos em células de revitalização na composição, que estimulam a produção de matriz extracelular e ajudam na recuperação dos condrócitosdegenerados.
Para falar com a nossa equipe e entender como levar os medicamentos Heel Vet para a sua clínica, entre em contato.